USS IOWA

USS IOWA


USS Iowa (BB-61) é um navio couraçado da Marinha dos Estados Unidos e o primeiro de sua classe, nomeado em homenagem ao estado de Iowa. Por causa do cancelamento da Classe Montana, o Iowa foi o último couraçado dos Estados Unidos e a única embarcação de sua classe a servir no Atlântico Norte durante a Segunda Guerra Mundial.
Durante a guerra, ele transportou o presidente Franklin D. Roosevelt em 1943 até Mers El Kébir, Argélia, no caminho para um importante encontro com Winston Churchill e Josef Stalin em Teerã. Quando foi transferido para a Frota do Pacífico no ano seguinte, o Iowa atacou posições fortes em Kwajalein e Enewetak antes de desembarques aliados e protegeu porta-aviões operando nas Ilhas Marshall. O navio também serviu como a nau capitânia da Terceira Frota, hastiando a bandeira do almirante William Halsey na rendição do Japão na Baía de Tóquio. Durante a Guerra da Coreia, o Iowa estava envolvido em ataques na costa norte coreana; depois disso ele foi descomissionado para a Reserva Naval da Marinha dos Estados Unidos, também conhecida como "frota naftalina". Ele foi reativado em 1984 como um plano da marinha para operar tanto no Oceano Pacífico e Atlântico a fim de conter a expansão da Marinha Soviética. Em abril de 1989, uma explosão de origem indeterminada destruiu a torre de artilharia 2, matando 47 marinheiros.
Iowa foi descomissionado pela última vez em 1990 e foi inicialmente acometido em 1995 para o Registro de Embarcações Navais. Ele foi reintegrado de 1999 a 2006 para cumprir leis federais que requeriam a manutenção dos navios restantes da Classe Iowa. A embarcação foi doada para o Centro dos Couraçados do Pacífico em Los Angeles em 2011, sendo movida permanentemente para o Encoradouro 87 no Porto de Los Angeles no ano seguinte. Atualmente, o Iowa está aberto ao público como navio-museu e memorial.

Para ver o vídeo >>> CLIQUE AQUI <<<

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VOCÊ SABIA ???