RM Roma
RM - ROMA
Roma tinha 240,68 metros (789,6 pés) de comprimento em geral e tinha um feixe de 32,82 m (107,7 pés) e um rascunho de 9,6 m (31 pés). Ela foi projetada com um deslocamento padrão de 40.992 toneladas longas (41.650 t), uma violação da restrição de 35.000 toneladas (36.000 t) do Tratado Naval de Washington ; No combate de combate completo, ela deslocou 45.485 toneladas longas (46.215 t). O navio foi alimentado por quatro turbinas de vapor de engrenagens Belluzo avaliadas em 128.000 cavalos de potência (95.000 kW). O vapor foi fornecido por oito caldeiras a óleo de Yarrow . Os motores forneceram uma velocidade máxima de 30 nós (56 km / h; 35 mph) e uma faixa de 3.920 mi (6.310 km; 3, 410 nmi) a 20 nós (37 km / h; 23 mph). Roma tinha uma tripulação de 1.830 a 1.950 se tivesse sido completada.
Roma ' principal armamento s consistiu em nove 381 milímetros (15,0 in) de 50 calibres Modelo 1934 armas em três torres triplas; Duas torres foram colocadas para frente em um arranjo de supermercado e a terceira foi localizada a popa. O seu armamento anti-superfície secundário consistiu em doze pistolas de 152 mm (6,0 in) / 55 Model 1934/35 em quatro torres triplas no meio do navio . Estes foram suplementados por quatro pistolas de 120 mm (4,7 in) / 40 Model 1891/92 em montagens simples; Essas armas eram armas antigas e eram principalmente destinadas a disparar conchas estelares . Roma estava equipado com uma bateria antiaérea que compreendia doze armas de 90 mm (3,5 in) / 50 modelo 1938 em montagens simples, vinte e 37 mm (1. 5 pol) / 54 armas em oito conjuntos gêmeos e quatro únicos, e dezesseis armas de 20 mm (0,79 pol) / 65 em oito montagens gêmeas.
O navio estava protegido por um cinto blindado principal que era 280 mm (11 in) com uma segunda camada de aço com 70 mm de espessura. O convés principal era de 162 mm (6,4 pol.) De espessura na área central do navio e reduzido para 45 mm (1,8 pol.) Em áreas menos críticas. As principais torres de bateria tinham 350 mm de espessura e a estrutura da torre inferior estava alojada em barbetas que também tinham 350 mm de espessura. As torres secundárias tinham faces de 280 mm de espessura e a torre de comando tinha lados de 260 mm (10 in) de espessura.Roma foi equipado com uma catapulta em sua popa e equipado com três aviões de flutuação de reconhecimento IMAM Ro.43 ou lutadores Reggiane Re.2000 .
O Couraçado Italiano Roma, um dos quatro navios da classe Littorio e o mais forte dos couraçados italianos explode ao ter seu paiol de munição atingido por um míssil antinavio alemão Fritz-X (Ruhrstahl SD 1400 X).
Após a queda do Il Duce Benito Mussolini e a rendição da Itália perante as Forças aliadas, na noite de 08 de setembro de 1943, a principal esquadra italiana em La Spezia prepara-se para sair do porto. Sabia-se que militares alemães se encontram a apenas alguns quilômetros e que o Führer iria querer garantir que os navios italianos não passassem para o controle aliado. A força era constituída pelos três mais poderosos couraçados italianos, o Italia, o Veneto e o Roma que eram escoltados por três cruzadores ligeiros e oito contra-torpedeiros.
Quando os alemães chegam a La Spezia na manhã de 9 de Setembro ficam espantados, ao depararam-se com o fato de que os mais importantes navios italianos haviam escapado. Alguns comandantes italianos, não tendo conseguido sair do porto, afundaram seus navios. Destes alguns são capturados pelos alemães e e levados a campos de prisioneiros na Alemanha.
A rapidez com que os navios italianos zarparam de La Spezia fora devido ao fato de que, antes da rendição, a Regia Marina estava preparada para conter a esperada invasão aliada na costa italiana, porém foram surpreendidos com o chamado no rádio, dizendo que era para zarparem rumo aos portos controlados pelos aliados.
A rapidez com que os navios italianos zarparam de La Spezia fora devido ao fato de que, antes da rendição, a Regia Marina estava preparada para conter a esperada invasão aliada na costa italiana, porém foram surpreendidos com o chamado no rádio, dizendo que era para zarparem rumo aos portos controlados pelos aliados.
Enquanto rumavam para o porto de Córsega, os navios italianos foram surpreendidos por um grupo de bombardeiros alemães Dornier Do-217K portando alguns mísseis Fritz-X. Estes mísseis, projetados para o abate de navios, eram guiados por rádio e continham uma ogiva de 300kg.
O couraçado Itália foi o primeiro a ser atingido certeiramente em sua popa, danificando o leme e provocando a sua inundação. Depois disso, uma bomba atingiu o Roma a meia nau, perfurando o casco e atingindo a sala das máquinas, destruindo duas caldeiras. O navio incendiou-se e saiu da formação. Alguns minutos mais tarde, um outro Fritz-X atinge o couraçado próximo a segunda torre da proa. A bomba explode a segunda sala de máquinas. Segundos mais tarde explode o paiol da proa, fazendo com que a segunda torre tripla de 1500 toneladas fosse projetada para fora do navio. O couraçado Roma não fora afundado de imediato, demorando certo tempo até que a água tomasse todo o navio, devido a complexabilidade da construção, onde fora compartimentado cada setor do navio, dando a oportunidade para que 622 homens abandonassem o navio a tempo. Cerca de 10 minutos após os ataques, o Couraçado Roma se parte ao meio e afunda, perto da ilha de Sardenha.
No fim, cerca de 1253 marinheiros do Roma morreram. No dia 28 de junho de 2012, um robô submarino italiano encontra este que foi o maior e mais poderoso couraçado da Marinha Real Italiana.
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